Regras Agendamento de Defesas e Exames

AGENDAMENTO DE DEFESAS E EXAMES

AVISO!
Antes de solicitar o agendamento de qualquer evento (seminário, exame de qualificação ou defesa) consulte as regras dispostas no Regimento e Regulamento do PPGCC (página “Legislação”).

ORIENTAÇÕES ESPECÍFICAS PARA DEFESAS DE MESTRADO E DOUTORADO

PROVIDÊNCIAS  A SEREM TOMADAS

ELABORAÇÃO
  • O aluno deve seguir as instruções do manual de procedimentos da Biblioteca Universitária, disponível no linkProcedimentos.

ANTES DA DEFESA

• O aluno deve convidar os professores para a banca, definir data e horário compatíveis a todos e preencher o Formulário para Agendamento de Defesa, EQD, EQM e SAD, encaminhando ao PPGCC com, no mínimo, 30 (trinta) dias de antecedência.
    • O aluno fica responsável por entregar cópia do trabalho aos membros da banca.
    • O PPGCC enviará, por e-mail, aos membros da banca a carta convite, informando local e horário.
    • A reserva do espaço físico para a defesa fica a cargo do PPGCC.
    • O PPGCC fornecerá a pasta da defesa, que será entregue ao orientador, ao início da apresentação contendo a ata e as declarações de participação do orientador e dos membros titulares.

APÓS APROVAÇÃO DA VERSÃO FINAL DA DISSERTAÇÃO/TESE
    • Converter o arquivo para PDF/A;
    • Certificação digital: o Trabalho de Conclusão de Curso deverá ser assinado (somente pelos orientadores e coordenadores de cursos) com um certificado digital ICP-Brasil ou ICPEdu.
    • Depósito: a submissão deverá ser realizada pelo aluno via Portal de Atendimento Institucional (PAI) da Biblioteca Universitária (atendimento.bu.ufsc.br).
    • As instruções, passo a passo, encontram-se disponíveis no linkProcedimentos.

PARA SOLICITAÇÃO DO DIPLOMA

• Para solicitar a emissão do diploma, o estudante deverá enviar e-mail à secretaria do PPGCC (ppgcc@contato.ufsc.br) informando que o trabalho já foi entregue na BU e anexar:
        – Versão definitiva da dissertação/tese (formato PDF);
        – Resumo/palavras-chave e Abstract/key words (formato DOC, DOCX ou OXT);
        – Comprovante de pagamento de multa de atraso na entrega do trabalho (se houver).
        – Certidão de negativa de débitos da BU.
      • O prazo estimado para emissão do diploma é de trinta dias, contados a partir da quitação de débitos com a UFSC (seja entrega de documentos à secretaria ou de débitos com a BU);
      • O diploma deverá ser retirado – juntamente com o histórico escolar – (após notificação pela secretaria) pelo titulado ou representante (mediante procuração com firma reconhecida em cartório).