Requerimento – Agendamento de Defesas e Exames

AGENDAMENTO DE DEFESAS E EXAMES

AVISOS IMPORTANTES
Antes de solicitar o agendamento de qualquer evento (seminário, exame de qualificação, exame de mudança de nível ou defesa), consulte as regras e documentação exigidas no Regimento/Regulamento do PPGCC ao qual você está vinculado.

As regras e documentações obrigatórias definidas do Regimento 2022 do PPGCC para protocolar os pedidos estão também listadas neste checklist.

LEMBRETES

Quantidade mínima de membros titulares* exigida para composição de bancas (Regimento do PPGCC de 2022):

  • EQM: Presidente + 2 titulares com título de doutor, sendo ao menos 1 interno ao PPGCC e 1 externo ao PPGCC
  • SAD: Presidente + 2 titulares com título de doutor, sendo ao menos 1 interno ao PPGCC
  • EQD: Presidente + 3 titulares com título de doutor, sendo ao menos 1 interno ao PPGCC e 1 externo à UFSC
  • EMN: Presidente + 3 titulares com título de doutor, sendo ao menos 1 interno ao PPGCC e 1 externo ao PPGCC
  • DEFESA DE MESTRADO: Presidente + 3 titulares com título de doutor, sendo ao menos 1 interno ao PPGCC e 1 externo ao PPGCC
  • DEFESA DE DOUTORADO: Presidente + 3 titulares com título de doutor, sendo ao menos 1 interno ao PPGCC e 2 externos à UFSC

* Poderão, também, ser indicados membros suplentes para suprir eventuais ausências de membros titulares internos e/ou externos na sessão de defesa.

Registro de produção científica no histórico escolar: Para fins de registro no histórico escolar, o discente deverá informar todas as produções científicas obtidas durante o curso, incluindo aquelas em que ele é coautor ou que possuam SICLAP inferior ao exigido para cumprimento do requisito para defesa. Somente serão consideradas as produções que contém o detalhamento no próprio formulário (e comprovante).

ATENÇÃO – Defesas fora dos prazos máximos: Utilize este formulário também para solicitar defesa fora de prazo. Conforme a Resolução Normativa N.º 5/2020/CPGOfício Circular N.º 63/2020/PROPG/UFSC, a solicitação deverá ser protocolada em até 90 dias após o término do prazo regimental para conclusão do curso.  Inclua a sua justificativa para solicitação de defesa fora de prazo no campo destinado aos “comentários” no formulário de agendamento de defesas abaixo. As defesas fora de prazo serão analisadas pela Comissão de Defesas e, posteriormente, serão avaliadas pelo Colegiado Delegado. A data pretendida da defesa deverá ser posterior à próxima reunião do Colegiado Delegado (calendário disponível neste link) e não superior a 30 dias a partir desta reunião. As pautas das reuniões do Colegiado Delegado podem ser acessadas neste link.

PASSOS PARA REALIZAR O AGENDAMENTO

1 – PREENCHER O FORMULÁRIO COMPLEMENTAR (EGRESSOS)
preenchimento obrigatório somente para alunos que estão concluindo o curso.

2 – PREENCHER O FORMULÁRIO DE MEMBRO EXTERNO
preenchimento obrigatório para membros externos à UFSC (um formulário para cada membro externo).

3 – PREENCHER A DECLARAÇÃO DE ANUÊNCIA DE DEFESA FORA DE PRAZO 
preenchimento obrigatório somente para solicitações de defesa fora do prazo máximo regimental.

4 – PREENCHER O FORMULÁRIO DE SOLICITAÇÃO DE AGENDAMENTO ABAIXO

FORMULÁRIO DE SOLICITAÇÃO DE AGENDAMENTO DE DEFESA E EXAME

DADOS DO AUTOR


Nome completo*:

E-mail*:

Link do currículo Lattes (atualizado)*:

Histórico escolar atualizado extraído do CAPG*:

DADOS DO ORIENTADOR


Nome completo*:

E-mail*:

DADOS DO COORIENTADOR (SE HOUVER)


Nome completo:

E-mail:

Instituição (se externo ao PPGCC):

Link do currículo Lattes (se externo ao PPGCC):

DADOS DO TRABALHO


Tipo do evento*:

Data do evento (precisa ter sido previamente agendada com os membros titulares/suplentes)*:

Hora do evento (precisa ter sido previamente agendada com os membros titulares/suplentes)*:

A data da defesa ultrapassa o prazo máximo do curso (Resolução Normativa Nº 5/2020/CPG e Ofício Circular N.º 63/2020/PROPG/UFSC)*?

Formato do evento*:

Local do evento (se presencial, informar a sala; se virtual, informar o link da videoconferência; se híbrido, informar ambos)*:

Título do trabalho*:

Resumo do trabalho*:

Palavras-chave*:

Texto do trabalho (PDF)*:

DADOS DO PRESIDENTE E DOS MEMBROS TITULARES


ATENÇÃO: São necessários, no mínimo, 3 membros titulares (exceto para EQM e SAD).

Presidente:

Nome completo*:

Instituição*:

E-mail*:

Link do currículo Lattes*:

Forma de participação*:

Membro titular interno ao PPGCC:

Nome completo*:

E-mail*:

Link do currículo Lattes*:

Forma de participação*:

Membro titular 2 (interno ou externo):

Nome completo*:

Instituição*:

E-mail*:

Link do currículo Lattes*:

Forma de participação*:

Formulário de membro externo preenchido (obrigatório para membro externo):

Membro titular 3 (interno ou externo):

Nome completo:

Instituição:

E-mail:

Link do currículo Lattes:

Forma de participação:

Formulário de membro externo preenchido (obrigatório para membro externo):

Membro titular 4 (interno ou externo):

Nome completo:

Instituição:

E-mail:

Link do currículo Lattes:

Forma de participação:

Formulário de membro externo preenchido (obrigatório para membro externo):

Membro titular 5 (interno ou externo):

Nome completo:

Instituição:

E-mail:

Link do currículo Lattes:

Forma de participação:

Formulário de membro externo preenchido (obrigatório para membro externo):

DADOS DOS MEMBROS SUPLENTES


ATENÇÃO: Não é obrigatória a indicação de membros suplentes.

Membro suplente 1 (interno ou externo):

Nome completo:

Instituição:

E-mail:

Link do currículo Lattes:

Forma de participação:

Formulário de membro externo preenchido (obrigatório para membro externo):

Membro suplente 2 (interno ou externo):

Nome completo:

Instituição:

E-mail:

Link do currículo Lattes:

Forma de participação:

Formulário de membro externo preenchido (obrigatório para membro externo):

Membro suplente 3 (interno ou externo):

Nome completo:

Instituição:

E-mail:

Link do currículo Lattes:

Forma de participação:

Formulário de membro externo preenchido (obrigatório para membro externo):

Membro suplente 4 (interno ou externo):

Nome completo:

Instituição:

E-mail:

Link do currículo Lattes:

Forma de participação:

Formulário de membro externo preenchido (obrigatório para membro externo):

Membro suplente 5 (interno ou externo):

Nome completo:

Instituição:

E-mail:

Link do currículo Lattes:

Forma de participação:

Formulário de membro externo preenchido (obrigatório para membro externo):

PRODUÇÕES CIENTÍFICAS


ATENÇÃO: Copie o texto de cada artigo diretamente do Lattes e insira nos campos abaixo.

Produções científicas que cumprem os requisitos necessários para o agendamento da defesa:

Demais produções científicas para registro no histórico escolar:

Arquivo compactado (ZIP) contendo os artigos publicados (PDF), comprovação de submissão e/ou aceitação de artigos (quando permitido pela legislação):

OUTROS DOCUMENTOS E COMENTÁRIOS


Arquivo compactado (ZIP) contendo outros documentos exigidos pela legislação, caso ainda não tenha enviado para a secretaria (exemplo: comprovante de proficiência em língua estrangeira)

Em caso de solicitação de defesa fora do prazo máximo regimental (Resolução Normativa Nº 5/2020/CPG e Ofício Circular N.º 63/2020/PROPG/UFSC), anexe a declaração de anuência do(a) orientador(a) para a defesa fora do prazo:

Escreva quaisquer comentários que julgue pertinentes para a avaliação da solicitação de agendamento.