Perguntas Frequentes

ESPECIALIZAÇÃO, MESTRADO, DOUTORADO: Quais os tipos de pós-graduação existem e quais as suas diferenças?

 

No Brasil há dois tipos de pós-graduação: lato sensu (conhecida como especialização ou MBA) e stricto sensu (que abrange os cursos de mestrado e doutorado).  A pós-graduação stricto sensu confere grau acadêmico, e a especialização concede certificado.
LATO SENSU – A primeira, como o próprio nome diz, designa todo e qualquer curso que se segue à graduação. Normalmente os cursos de especialização e aperfeiçoamento têm objetivo técnico profissional específico sem abranger o campo total do saber em que se insere a especialidade. São cursos destinados ao treinamento nas partes de que se compõe um ramo profissional ou científico. Sua meta é o domínio científico e técnico de uma certa e limitada área do saber ou da profissão, para formar o profissional especializado.
STRICTO SENSU – A pós-graduação stricto sensu é o ciclo de cursos regulares em segmento à graduação, sistematicamente organizados, visando desenvolver e aprofundar a formação adquirida no âmbito da graduação e conduzindo à obtenção de grau acadêmico. Ela se subdivide em dois ciclos: mestrado e doutorado. Ambas compreendem a definição de pós-graduação stricto sensu, com a diferença no grau de profundidade dedicado ao estudo do objeto de pesquisa. Embora representem um escalonamento na pós-graduação, esses cursos podem ser considerados relativamente autônomos. Isto é, o mestrado não constitui obrigatoriamente requisito prévio para inscrição em um curso de doutorado.

 

PROCESSO SELETIVO: Tecnólogos podem se inscrever para o processo seletivo do mestrado?

 

Sim, desde que atendam os seguintes requisitos:
1º. O curso realizado possua a carga horária mínima exigida no Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia do MEC.
2º. Tenham a comprovação de uma publicação classificada em estrato igual ou superior a B3 no Qualis/CAPES da área de Ciência da Computação.

 

CRÉDITOS EM DISCIPLINAS: Quantas e quais disciplinas devo cursar?

 

O regimento do Programa está sujeito a alterações a cada ano. Verifique as disciplinas e atividades exigidas nos menus Currículo >> Disciplinas e Currículo >> Atividades

 

ACESSO À REDE UFSC: Como faço para obter acesso à Rede UFSC?

 

Acesse a Rede UFSC utilizando seus mesmos dados de acesso ao CAPG.
Você também pode acessar a rede “eduroam” com os mesmos dados.

 

E-MAIL DA REDE UFSC: Como faço para cadastrar um e-mail com domínio UFSC?

 

E-MAIL NA REDE UFSC
Para obter e-mail conta@posgrad.ufsc.br, você deverá acessar o site: www.idufsc.ufsc.br e clicar em: “Criar usuário ou recuperar senha”.

 

MOODLE: O que é e como obtenho minha senha?

 

MOODLE UFSC
O QUE É: Alguns professores utilizam o Moodle a fim de disponibilizar conteúdos da disciplina, interação com os alunos: fórum, bate-papo, mensagem instantânea, acompanhamento e avaliação: definição, recepção e avaliação de tarefas, questionários e enquetes, atribuição de notas, cálculo de médias, etc.
COMO OBTER ACESSO: Caso o professor utilize esse recurso, acesse o site do Moodle (http://moodle.ufsc.br/login) e proceda como se você tivesse esquecido sua senha, ou seja, siga as orientações contidas na página de acesso ao Moodle UFSC, pressionando o botão “Sim, preciso de ajuda para acessar”. Nessa tela, preencha sua identificação de usuário (n.º da matrícula) e clique no botão “OK”. Após isto, o Moodle lhe enviará uma mensagem contendo uma URL no formato “http:// …” que precisa ser visitada para confirmar o pedido de criação/alteração de senha.
SITE DO MOODLE UFSC: Para mais informações, visite o link: Perguntas Frequentes no site do moodle (www.moodle.ufsc.br).

 

CADASTRO NA BU E RU: Como faço meu cadastro na Biblioteca e no Restaurante Universitários?

 

Você deverá imprimir um atestado de matrícula (no CAPG ou retirá-lo na secretaria) e levar até a BU e RU para que o seu cadastro seja feito.

 

CARTERINHA DE ESTUDANTE: Onde faço minha carteirinha de estudante?

 

Os alunos de Pós-Graduação podem tirar a carteirinha de estudante no Restaurante Universitário, que é feita no próprio setor. Para tanto, será necessário apresentar o atestado de matrícula.

 

2ª VIA DE DOCUMENTOS: Como solicitar a 2ª via de documentos?

 

A segunda via do Diploma de Mestre ou Doutor pode ser adquirida no DAE – Departamento de Administração Escolar.
Telefone para contato: (48) 3721-6518
O Histórico Escolar deve ser solicitado à Secretaria do PPGCC.

 

REVALIDAÇÃO DE DIPLOMA: Gostaria de revalidar meu diploma estrangeiro. Qual o procedimento?

 

Os processos de reconhecimento pela UFSC de diplomas obtidos em universidades estrangeiras são realizados pela PROPG. Verifique as instruções no site da PROPG >> Reconhecimento de Diploma de Pós-Graduação.