Aluno Convênio

ALUNO CONVÊNIO

A modalidade “aluno convênio” destina-se a pós-graduandos (estrangeiros  ou  brasileiros) de  outras universidades, aceitos para realizar atividades letivas e/ou de pesquisa na UFSC por um período predeterminado.
Exemplo:  mestrado sanduíche  de  aluno estrangeiro.

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA

ATENÇÃO:  Para que seja possível a realização da missão de estudos como “aluno convênio” é necessário que haja convênio entre as Universidades.
Para consultar a lista de instituições estrangeiras conveniadas com a UFSC acesse: http://sinter.ufsc.br/instituicoes-conveniadas/.
(ou solicite à Secretaria de Relações Internacionais – SINTER/UFSC a formalização de um convênio).

SOLICITAÇÃO:
– Carta do orientador do aluno no Programa de ORIGEM (assinada pela coordenação) justificando a necessidade do estágio na UFSC e contendo as atividades a serem desenvolvidas e o período de sua realização;
– Histórico do curso na Universidade no qual tem vínculo.
– Carta de aceite do estudante, emitida pelo supervisor do discente na UFSC, contendo: área de concentração, linha de pesquisa, nome orientador/supervisor, período, dados do estudante.

MATRÍCULA:

CANDIDATOS BRASILEIROS:
–  Cópia  da  carteira  de  identidade  e  CPF,  se  brasileiro;
– Endereço, telefone e e-mail.

CANDIDATOS ESTRANGEIROS:
– Passaporte com validade;
– Visto de Estudante tipo VITEM IV;
– Seguro de saúde com cláusula de repatriação funerária;
Demais providências a serem tomadas após realização da matrícula.

 

ENCERRAMENTO DO ESTÁGIO

Para receber histórico escolar ou declaração  de realização das atividades, o estudante deverá entregar na secretaria do Programa, a Certidão Negativa de Débito (emitida pela Biblioteca da UFSC) .